Efeitos para guitarra, sonho de consumo, aliado, fiel companheiro, dor de cabeça ou qualquer outro adjetivo que pode ser dado a estas pequenas caixinhas que podem fazer a alegria ou a tristeza de muito músico.
 
Os efeitos serão os fiéis companheiros dos guitarristas por toda a vida musical, e são armas importantíssimas na hora de arranjar uma música, muitas questões que permeiam o assunto abordam desde a qualidade até o que é realmente necessário ser utilizado.
 
Muitos se perguntam qual a melhor maneira de utilizar os efeitos ou qual o melhor efeito para se utilizar? mas o ponto não é qual o "melhor efeito" e sim qual que vai ser melhor aproveitado no tipo de som que o músico deseja fazer.
 
Temos no mercado diversos tipos de pedais para todos os gostos e bolsos, infelizmente no Brasil a carga tributária excessiva impede os músicos iniciantes e até mesmo os músicos com um pouco mais de experiência terem acesso a equipamentos de boa qualidade, mas ainda assim é possível montar um set que atenda as necessidades de cada um.
 
O efeito pode ser um grande aliado desde que seja usado com coerência e bom senso, para isso o guitarrista precisa saber o que quer tocar ou se adaptar a situação do momento.
 
Basicamente os pedais que podem ser usados para vários tipos de música são os  overdrives, chorus e delays, pois estes abrangem as principais "classes" de efeitos mais utilizados que são os drives, modulações e ambiência, tornando possível criar ótimas combinações de timbres.
 
Os efeitos devem ser utilizados como mais uma carta na manga, e para enriquecer o arranjo da música, assim como licks, acordes, solos e outras técnicas existentes.
 
Todos estes artifícios devem ser utilizados sem exageros, mas este ponto irá ser desenvolvido com o tempo, no começo irá ser normal colocar o efeito errado na hora errada até encontrar o caminho certo em cada estilo e música.
 
A melhor escola é a prática, testar o mesmo efeito em diversos tipos de situações e contextos diferentes, tudo isso ajudará o guitarrista a encontrar suas próprias características musicais e com isso criar uma identidade musical própria.
 
 

 Cleber Freitas

date terça-feira, 17 de maio de 2011

0 comentários to “Multifaces da Guitarra III (Guitarrista vs Efeitos)”

Leave a Reply: